Home » , » Conheça a história da Vila Kennedy

Conheça a história da Vila Kennedy



Vila Kennedy é um bairro não-oficial da cidade do Rio de Janeiro, que oficialmente faz parte de Bangu. Devido a circunstâncias históricas e culturais localizado às margens da avenida Brasil no bairro de Bangu no Rio de Janeiro. 

História 


É subdividida em áreas com nomes próprios, como Vila Progresso e Jardim do Édem. 

No fim da década de 1960, um embaixador estadunidense doou uma réplica da estátua da Liberdade, produzida com níquel pelo criador da estátua original localizada em Nova Iorque: o escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi. 

No que tange à cultura, na Vila Kennedy estão localizados: o Teatro Mário Lago (na rua Jayme Redondo) e a escola de samba Unidos da Vila Kennedy. 

A verba usada para erguer as casas populares da Vila Kennedy veio da Aliança para o Progresso, programa criado pelo então presidente estadunidense John Kennedy. Daí, o nome da vila, que a princípio se chamaria Vila Progresso e que acabou por receber seu nome atual como forma de homenagear o presidente Kennedy, falecido em 1963, um ano antes da inauguração da vila. 

A vila recebeu os moradores da extinta Favela do Esqueleto, onde foi erguida a Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, no bairro do Maracanã e os moradores do Morro do Pasmado, no bairro de Botafogo, além dos moradores da favela da praia do Pinto, na Lagoa e os da favela de Ramos. No entanto, a Vila Kennedy possui também moradores com boas condições financeiras.

A estátua da Liberdade


No fim da década de 1960, um embaixador norte americano doou uma réplica da estátua da Liberdade para a Vila Kennedy, produzida com níquel pelo criador da estátua original localizada em Nova Iorque.

Curta a página OFICIAL da Vila Kennedy no Facebook.


Curta no Facebook

Siga no Twitter